Equipe de enfermagem de SJB passa por capacitação

Treinamento da ficha de atendimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na emergência e ESF prossegue até quarta-feira 

Foto: Elder Amaral

A Secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio da Coordenação de Enfermagem, realiza até o dia 13 o treinamento da ficha de atendimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na emergência e ESF. A capacitação teve início na última segunda-feira, 11.

Ministrada pelo grupo de trabalho formado pelo coordenador de Enfermagem, Pedro Bastos, e os enfermeiros Jeferson Pereira, Geisa Segundo, Juliana Marques, Polyana de Oliveira e Tatiana Avelar, a capacitação acontece no auditório da Prefeitura, das 9h às 12h. O público-alvo são os 150 enfermeiros que compõem a rede municipal de saúde.

O coordenador Pedro Bastos explicou que SAE é um processo organizacional que oferece subsídios para o desenvolvimento de métodos interdisciplinares e humanizados de cuidado. “O objetivo é melhorar cada vez mais o cuidado prestado, de auxiliar os enfermeiros no processo de acompanhamento de pacientes”, resumiu.

Ele completou que, a partir disso, os procedimentos decisivos e as avaliações podem ser analisados com a ideia de aperfeiçoar, desenvolver e dar mais flexibilidade no atendimento prestado pelo profissional de enfermagem.

A legislação de Enfermagem diz que é obrigatória a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em todos os serviços que dispõem de serviço de enfermagem.

“Esse é um momento importante para a enfermagem do município, pois a partir desse trabalho estamos contribuindo para a construção da profissão e deixando um legado para esses profissionais”, destacou Juliane Marques.

A SAE deve ser instrumento do dia a dia do enfermeiro, uma vez que o processo de enfermagem é o método prático pelo qual a SAE acontece. Os processos de enfermagem são compostos de cinco fases, histórico do paciente (anamnese), diagnóstico de enfermagem, plano de assistência, execução do diagnóstico e evolução.

Fonte: Secom – SJB

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *