Emoção e Fé na procissão fluvial de Nossa Senhora da Penha – Veja fotos

Imagem da Padroeira percorreu o rio Paraíba do Sul e foi recebida por uma multidão de fiéis, neste domingo

Foto: Elder Amaral

O domingo, 28, na Festa de Nossa Senhora da Penha, foi marcado pela tradicional procissão fluvial em homenagem à padroeira de Atafona e cerimônia de coroação. O evento é uma realização do Santuário Diocesano Mariano de Nossa Senhora da Penha e da Prefeitura de São João da Barra, por meio da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

A procissão saiu do santuário em direção ao Pontal, seguida de centenas de devotos e uma comitiva de barcos já esperavam pela santa no local. Cerca de 15 embarcações participaram do cortejo pelo Rio Paraíba do Sul, passando pela Ilha da Convivência, onde os devotos desceram para orações e homenagens.

Foto: Elder Amaral

A provedora da Irmandade, Viviane Meireles, contou que a procissão é uma homenagem aos pescadores que deram origem à devoção da santa em Atafona e à lembrança do primeiro milagre. “Os pescadores saiam daqui para a festa no Espirito Santo e, num dia de tempestade, suplicaram à  Virgem por suas vidas,  e após serem ouvidos, construíram uma capela em sua devoção, em Atafona. Assim feito, Nossa Senhora da Penha  tornou-se padroeira da nossa praia”, contou.  A devoção já conta com 167 anos de história.

À frente da procissão fluvial estava a embarcação que levava a imagem de Jesus Misericordioso. Logo atrás, a que conduzia a imagem de Nossa Senhora da Penha. No fim do dia na chegada no Cais da Penha, fiéis esperavam com aplausos e cânticos antes da cerimônia de coroação.

Foto: Elder Amaral

Segundo o capitão-tenente Francisco Filho, da Capitania dos Portos, foi realizado um trabalho conjunto com a organização da procissão a fim de garantir as condições de segurança das embarcações. “Todas as embarcações participantes estavam com equipamentos de segurança de acordo com as exigências e obedecendo o limite do número de passageiros”, explicou.  Todo o percurso no rio foi acompanhado pelas equipes da Capitania dos Portos e da Defesa Civil de São João da Barra.

Coroação – A cerimônia contou com cerca de 40 crianças e 20 jovens da comunidade de Atafona e, também, da paróquia de São João Batista. A coroação seguiu o tema da festa “Maria, Mãe da Misericórdia”. Segundo o coordenador de Turismo e um dos responsáveis pela apresentação, Gilwagner Miranda, “a mensagem das celebrações deste ano fala da misericórdia, do mundo carente de Deus, de Jesus misericordioso e Maria intercessora dessa misericórdia”.  Em seguida, teve a realização da Santa Missa. Na segunda-feira, 29, dia da Padroeira, tem alvorada, às 5h, Missa Campal, às 10h, seguida de batizados e da procissão terrestre, às 17h.

Fonte: Secom – SJB

Comente