mini-elderOpinião

Elder Amaral

facebook

twitter

youtube

colunas

Dúvidas sobre vacinas se espalham, diz executivo

Foto: Elder Amaral

Dúvidas sobre vacinas se espalharam nas redes sociais como uma doença, e informações falsas de que elas “matam pessoas” deveriam ser retiradas pelas empresas que operam plataformas digitais, disse o chefe da aliança global de vacinas Gavi ontem, terça-feira (21).

Falando em um evento patrocinado pelos Estados Unidos por ocasião da assembleia anual da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, o diretor executivo da Gavi, Seth Berkley, lembrou que há forte consenso científico a respeito da segurança das vacinas.

Para ele, as redes sociais privilegiam conteúdo sensacionalista em vez de fatos científicos, convencendo rapidamente pessoas que nunca viram familiares morrerem de doenças evitáveis.

“Temos que pensar nisso como uma doença. Isso é uma doença”, disse Berkley. “Isso se espalha na velocidade da luz, literalmente.”

A OMS diz que a imunização insuficiente está causando surtos de sarampo globais, cujos números estão atingindo picos em países que estavam quase livres da doença, incluindo os Estados Unidos.

A desinformação sobre vacinas, que a OMS diz salvarem 2 milhões de vidas por ano, não é uma questão de liberdade de expressão, e as empresas de redes sociais precisam tirá-la da internet, disse Berkley. “Lembro que isso mata pessoas”.

Fonte: Agência do Brasil

 

colunas

Aneel aprova revisão tarifária extraordinária da Enel

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (26) revisão tarifária extraordinária (RTE) da Enel Distribuição Rio. A revisão para consumidores de baixa tensão, em sua maioria clientes residenciais, alterou o aumento de 9,72% para 7,49%, e para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, o índice aprovado de 9,65% para 7,49%. A revisão será, em média, de 7,59%, uma redução em relação aos 9,70% anunciados no dia 15 de março desse ano, e passa a vigorar a partir do dia 01 de abril de 2019.

A revisão extraordinária foi necessária devido à decisão da Diretoria da Aneel do dia 20 de março de 2019, que autorizou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) a concluir o acordo com grupo de oito bancos para antecipar a quitação da chamada CDE Conta-ACR em setembro de 2019. Assim, as distribuidoras deixarão de realizar os desembolsos mensais para a conta a partir de outubro de 2019 até abril de 2020, sendo os efeitos desta quitação refletidos diretamente na tarifa da Enel Distribuição Rio, através da redução tarifária aprovada pela ANEEL através da Revisão Tarifária Extraordinária (RTE).

Veja abaixo como fica a composição da conta de energia da Enel Distribuição Rio após a aprovação da revisão tarifária extraordinária divulgada hoje (26):

Foto: Divulgação

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, serve a 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3,1 milhões de clientes atendidos pela companhia. A distribuidora também desenvolve um programa de Responsabilidade Social, baseado no tripé da sustentabilidade, que abrange os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Fonte: Ascom

 

colunas

Enquete Carnaval 2016

10987661_731118556986584_2087596716198566544_n

Foto: Paulo Pinheiro

Enquete: Blocos de abadás deverão acontecer na rua Barão de Barcelos?

“Circuito da Folia”, poderá ser o nome do mais novo espaço para os blocos de abadás do melhor Carnaval do interior do Rio de Janeiro, em São João da Barra. O local seria na rua Barão de Barcelos, próximo da rodoviária, da Prefeitura Municipal e da avenida do Joaquim Thomaz de Aquino Filho. O que você acha?

Durante os cinco dias de folia, cerca de cinco mil pessoas por dia passam pela avenida do samba.

De acordo com o empresário, morador da área central e ex-secretário geral do Conselho Municipal de Cultura, Rhaffa Henriques, no ano de 2014, o Conselho deliberou que os blocos fossem retirados da avenida e se apresentassem na Barão de Barcelos.

bloco-do-flamengo-psp-4

Foto: Divulgação

– A deliberação que foi encaminhada ao prefeito e a Câmara, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho e até hoje não foi implantada -, disse Rhaffa.

O empresário afirma que o objetivo é desafogar o fluxo de foliões na avenida e retornar o folião sanjoanense, que era altamente tradicional.

– Espero que algum dia a avenida seja devolvida aos foliões para que famílias possam voltar a brincar o carnaval com suas tradições -, concluiu.

Segundo o historiador e professor Fernando Antônio Lobato, desde que surgiram os blocos de abadás houve uma privatização do espaço público.

– Acho ótimo que tenha um local específico para os blocos desde que não seja a rua principal. Deixar a avenida para as escolas de sambas Congos, Chinês e Chatuba, Indianos, críticas, mascarados e crianças, enfim, o carnaval de antigamente. Não penso que deveriam jogá-los numa rua secundária, mas sim dar estrutura numa rua que poderia ser a Barão de Barcelos -, afirmou Fernando.

A secretaria de Turismo informou que cerca de 20 blocos de abadás desfilam na avenida do samba durante os cinco dias de folia de Momo.

Dê sua opinião, participe!

Sabado de carnaval 010 (Copy)

Foto: Divulgação

Leia também: Bloco Tô Ki Tô leva mais de 2 mil pessoas à Avenida do Samba

Crianças participam do Carnaval no Bloco Mulekada

Bloco Abalou fez festa na Folia de Momo em SJB

Bloco Mello Folia agitou grande público na Avenida do Samba em SJB

Bloco “Diga Q Valeu” comemora 10 anos de sucesso na Avenida do Samba

Bloco ‘Eu Soube’ agita público no primeiro dia de folia em SJB

 

colunas

Porto do Açu recebeu 966 embarcações em 2016 e 68 navios em 2017

Foto: Parahybano

Foto: Parahybano

A assessoria da Prumo Logística informou que ao longo do ano de 2016, o Complexo Portuário do Açu recebeu um total de 966 embarcações comerciais. O número é mais de quatro vezes maior do que o registrado no ano anterior (209). Até agora, em 2017, foram registrados os acessos de 68 navios.

No último dia 12 de janeiro chegou ao Terminal 1 (T1), o navio CELIGNY (IMO: 9747883, MMSI: 310742000) que é um navio cargueiro e atualmente navega sob bandeira da . O CELIGNY tem 292 metros de comprimento e 45 metros de boca.

Foto: Parahybano

Foto: Parahybano

Já no último dia 14 de janeiro, mais um navio do Panamá chegou ao Terminal. Desta vez, o navio MINERAL HAIKU (IMO: 9489845, MMSI: 372216000) que é um Graneleiro registado em Panamá. O navio HAIKU tem um peso morto de 180242 toneladas e foi construído em 2010. A tonelagem bruta é 90423.

Navios da Grécia, Libéria, Panamá, Hong Kong, Filipinas, entre inúmeros outros, já chegaram ao porto para embarque de minério de ferro desde sua a inauguração no dia 22 de outubro de 2014, onde recebeu o primeiro navio que foi o KEY LIGHT (IMO: 9490129, MMSI: 357152000), sendo um navio Graneleiro construído em 2012 e atualmente navegando sob bandeira da Panamá. O KEY LIGHT tem 229 metros de comprimento e 32 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 43656 toneladas.

A Prumo informou, ainda, que arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) é referente a todos os serviços realizados no Porto do Açu, incluindo as operações. Nos últimos anos (de 2008 até 2015), a Prefeitura de São João da Barra arrecadou mais de R$ 60 milhões em ISS. O aumento da arrecadação de ISS aumentará de acordo com a instalação de novas empresas no complexo.

A instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a operação da ferrovia, a dragagem do Terminal de Petróleo e ampliação do Terminal Multicargas, são importantes vetores para a atração de indústrias para o Porto. 

Centésimo navio

O navio de número 100 atracou no último dia 27 de abril no Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra e deverá seguir para o Oriente Médio ainda hoje, 29. O navio graneleiro Nord Dorado, construído em 2010 tem 250 metros de comprimento com 43 metros de boca, já foi atracado no armazém 38 operado pela Caramuru em 12/10/2013, em sua primeira escala em Santos. Procedente de Gibraltar, fundeou dia 12/07/2013, atracando somente em 04/10/2013 por volta da 20h. Suspendeu dia 13/10/2013 por volta das 10h com destino a Amsterdã (Países Baixos).

Dois navios atracam simultaneamente

Foto: Parahybano

Foto: Parahybano

Dois navios atracaram simultaneamente no último dia 06 de outubro de 2015 no Terminal 1, chamado de T1, do Complexo Portuário do Açu.

O navio VOGERUNNER (IMO: 9475301, MMSI: 229105000) é um navio bulk carrier construído em 2008 e atualmente navegando sob bandeira da Malta. O VOGERUNNER tem 280m de comprimento e 45m de boca, seguiu com destino ao Oriente Médio na tarde da última terça-feira, 06. A sua tonelagem bruta é 89603 ton.  Já o navio ALPHA MILLENNIUM (IMO: 9212058, MMSI: 249655000) é do tipo Graneleiro registado em Malta e seguiu com destino ao Oriente Médio na tarde desta sexta-feira, 09.

Porto do Açu

O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de, pelo menos, 10 metros em toda a sua extensão, chegando a 14,5 metros na sua maior profundidade. Neste terminal estão instaladas e já operando as empresas Technip, NOV, Wartsila e Intermoor. Ainda este ano, estão previstos entrar em operação o terminal da BP Prumo para comercializar combustíveis marítimos (bunker), o terminal da Petrobras na base de apoio da Edison Chouest Offshore e o terminal de cargas gerais (TMULT).

O T1 é dedicado à movimentação de minério de ferro e petróleo. Operacional desde outubro de 2014, o terminal já embarcou mais de 20 navios capesizes de minério de ferro para a Anglo American. As operações de petróleo terão início em 2016 e poderão receber navios VLCCs. Recentemente, foi assinado um contrato para transbordo de petróleo com a BG por 20 anos, para movimentação de um volume médio 200 mil barris por dia.

Novos Terminais

O Terminal de Combustíveis Marítimos do Açu (TECMA), começou a operar neste mês com a comercialização de combustível marítimo sob a marca BP Marine. Parceria entre a Prumo e a BP, o terminal oferece serviços de abastecimento de combustíveis para embarcações que estiverem no Porto do Açu e clientes operando na região. A operação deste terminal é um marco para o Porto do Açu, que irá se configurar como a melhor opção para abastecimento no estado do Rio de Janeiro.

O Terminal Multicargas (T-MULT) está instalado no Terminal 2 (terminal onshore) do Porto do Açu. Representando uma nova alternativa de escoamento para o Sudeste brasileiro, o T-MULT possibilita o acesso direto de clientes instalados na retroárea a um terminal portuário, desenvolvendo o complexo industrial do porto e concretizando o conceito porto-indústria. Com este conceito, o Porto do Açu traz para o Brasil uma solução integrada que visa atender em um único lugar todas as necessidades dos clientes, oferecendo competividade, serviços com qualidade e reduzindo o risco Brasil.

Já o Terminal de Petróleo (T-OIL), é uma parceria da Prumo com a alemã Oiltanking, que está iniciando suas operações de comissionamento. Com atuais 20,5 metros de profundidade, e expansão prevista para 25 metros, o T-OIL está licenciado para movimentar 1,2 milhão de barris de petróleo por dia e é o único terminal privado no país para operação de transbordo de petróleo. Com 3 berços disponíveis ao longo de 1,4 km de quebra-mar, no terminal serão realizadas operações em área abrigada, que possibilita uma operação segura e rápida, com eficiência e redução de custos para os clientes. O resultado é o aumento da competitividade do petróleo brasileiro. Além disso, a operação no Porto do Açu reúne características de alto nível que oferecem atendimento de qualidade para toda a indústria de óleo e gás.

 

Leia também:

Navio de Bahamas deixa o Porto do Açu, em SJB

Mais um navio do Panamá chegou ao Porto do Açu

Porto do Açu recebe outro navio do Panamá

Navio da Libéria, com quase 300 metros, atraca pela segunda vez no Porto do Açu

Oitocentos navios já atracaram no Porto do Açu

Navio Rini atracado no Porto do Açu

Mais um navio do Panamá no Porto do Açu

Dois navios atracados no Porto do Açu

Navio do Panamá atraca pela segunda vez no Porto do Açu

Novos terminais no Porto do Açu somam R$ 1,5 bilhão em investimentos

Centésimo navio atraca no Porto do Açu, em SJB

Dois navios atracam simultaneamente no Porto do Açu

Navio da Libéria atraca no Porto do Açu

Quinquagésimo navio atraca no Porto do Açu

Navio da Grécia atraca no Porto de Açu

Dois navios atracam simultaneamente no Porto do Açu

Navio Sagittarius atraca no Porto do Açu

Porto do Açu recebe navio da Filipinas

Navio “TANGO” atraca no Porto do Açu

Navio da Grécia atraca no Porto de Açu

Mais um navio atraca no Porto do Açu

Navio Frontier Queen atraca no Porto do Açu

Vigésimo nono navio atraca no Porto do Açu

Segundo navio da Grécia atraca no Porto do Açu

Terminal 1 do Porto do Açu completa um ano em operação

 

colunas

Quer trabalhar no Porto do Açu?

Foto: Divulgação

A Prumo participou nos dias 21 e 22 de outubro da III Feira de Estágio e Emprego, que aconteceu na Universidade Estácio de Sá, em Campos dos Goytacazes. No estande, os estudantes puderam acompanhar o estágio atual do Porto do Açu e as possibilidades para os interessados em trabalhar no empreendimento.

– Quem visitou nosso estande pode ampliar sua rede de relacionamento, conhecer os canais para recebimento de currículos e saber sobre os processos seletivos em curso na Prumo -, informou a gerente de Recursos Humanos da Prumo, Beatriz Taranto.

Durante o evento, também será apresentada a Rede de Empregabilidade, um programa que centraliza em um único banco de dados, a mão-de-obra disponível local e os trabalhadores que atuam nas obras do Complexo Industrial. O objetivo da Rede é que todas as empresas que estão se instalando no Complexo, assim como os prestadores de serviços, utilizem este banco de dados para contratações. Para cadastro na Rede de Empregabilidade, o interessado deve encaminhar o currículo para o e-mail curriculo.porto@gmail.com.

Para saber mais sobre as vagas disponíveis na Prumo, acesse: www.vagas.com/prumologistica.

 

sombra-base-conteudo