mini-renatoAdministração Move o Mundo

Danilo Barreto

Economista lança livro na Academia Campista de Letras

Foto: Mulin Ramon

O Professor e economista Alcimar das Chagas Ribeiro lançou seu mais novo livro intitulado “A Economia Fluminense: Análise da conjuntura e perspectivas” na Academia Campista de Letras – ACL na noite da última segunda-feira, 13, e eu não poderia deixar de comparecer e usar esse espaço para agradecer de forma bem singela todos os ensinamentos e conselhos que sempre me passou.

Alcimar possui graduação em Ciências Econômicas – Faculdades Integradas Bennett (1977), mestrado em Ciências de Engenharia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (1998), doutorado em Ciências de Engenharia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2002) e pós-doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2018). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: distritos industriais, competitividade, desenvolvimento local, rede de empresas e extensão universitária.

O livro, lançado, trás uma grande contribuição que pode ser utilizada para alavancar o desenvolvimento regional do estado do Rio de Janeiro. O Professor analisa a economia estadual a partir da estrutura e riqueza dos municípios, atividades agropecuárias, comércio, indústria e serviço, emprego formal, operações bancárias e execução orçamentária. Essa análise se dá de forma segmentada a partir das seis mesorregiões do estado do Rio de Janeiro, onde destacou o município ou os municípios mais representativos dentro de cada uma delas.

Eu, Danilo Barreto, sempre refleti bastante nos conceitos de Lealdade e Gratidão em seus sentidos amplos. O fato de sermos gratos a alguém nos leva a ser leais, no sentido de dedicação e sinceridade.

Foto: Mulin Ramon

Lembro-me bem de quando tinha 15 anos, ainda estagiário na recepção do Hospital Veterinário da UENF, por diversas vezes pegava carona com o Professor e sua filha mais nova, a Professora Daniella Costantini, de Campos para São João da Barra. O que mais me marcou não foram as caronas, mas as verdadeiras aulas que tinha ouvindo os dois ao longo do caminho. Seus exemplos de vida me inspiraram a evoluir como profissional e ser humano. Eu serei eternamente grato por esses momentos. Toda essa história sobre gratidão e lealdade me fez lembrar de um conto de autor desconhecido que li há alguns anos atrás chamado “O Rei e os cães selvagens”:

“- O último Rei da comunidade tinha dez cães selvagens. Ele os usava para torturar e sacrificar qualquer um dos seus servidores que cometesse erro no seu reinado. Literalmente quem era exposto aos cães era imediatamente devorado por eles.

– Um dos servos disse algo errado e o rei não gostou. Então ele ordenou que o servo fosse jogado aos cães.

– O servo disse: “Eu o servi por dez anos, e você faz isso comigo? Por favor, dê-me dez dias antes de me jogar aos cães?” E o rei lhe concedeu.

– O servo então foi ao guarda que lidava com os cães e disse que gostaria de servir os cães durante os próximos dez dias. O guarda estava confuso, mas concordou e ao servo foi dedicado a alimentar os cães, limpeza e a os banhar com todo o conforto e carinho.

– Quando os dez dias acabaram, o rei ordenou que o servo fosse jogado aos cães como punição. Quando foi lançado, todos ficaram surpresos ao ver apenas os cães vorazes lamber os pés do servo! O rei, perplexo com o que estava vendo, disse:

– O que aconteceu com meus cães?

– O servo respondeu: “Eu servi os cães apenas dez dias e não esqueceram os meus serviços, no entanto, eu o servi por dez anos e você se esqueceu de tudo no meu primeiro erro.”

– O rei percebeu seu erro e ordenou que o servo fosse salvo “.

Gostaria de parabenizar o Professor Alcimar por mais essa etapa na sua notável carreira e que esse conto fique de ensinamento a todos os leitores deste blog. Que haja Gratidão e Lealdade a todos que nos ajudaram de alguma forma em nossa trajetória e crescimento.

Foto: Mulin Ramon

 

1 Comentário

  1. Danilo, fico muito feliz de ter contribuido, de alguma forma, para o seu desenvolvimento profissional. Entretanto, não tenho dúvidas de que a sua evolução e função do seu esforco e dedicação. Você merece o que está colhendo e tenho certeza de que será muito feliz. Continue essa trajetoria que você vai evoluir muito. Desejo de coração todo sucesso pra você. Um grande abraço, Alcimar Chagas.

    Reply

Comente