Foto: Divulgação

Confirmado na sexta-feira (09/03),o primeiro caso de febre amarela, em Italva, Noroeste Fluminense. O paciente infectado é um homem de 32 anos e reside no Bairro Parque Industrial.

Segundo os exames, que foram repetidos, se trata de uma infecção da febre amarela silvestre. O paciente sentiu os primeiros sintomas no início de fevereiro e continua internado no Hospital São José do Avaí em Itaperuna, porém fora de risco. Ele chegou a tomar a vacina, mas pelo período constatado, o mesmo já estava infectado.

A notícia foi divulgada pela prefeitura de Italva, em sua rede social. A nota diz ainda que a Secretaria de Saúde que vem realizando a vacinação contra a doença regularmente e promovendo campanhas mostrando a importância da imunização.

O caso confirmado é isolado e está sendo monitorado. Agentes responsáveis estão pesquisando para descobrirem se o paciente foi infectado em Italva ou em outra área.

Ainda de acordo com o município diante da confirmação da entrada da doença na cidade, agentes de saúde intensificarão o trabalho de combate aos mosquitos transmissores e continuarão fortemente com a campanha de vacinação, que a partir de agora acontecerá em vários postos pela cidade. Repelentes serão distribuídos para mulheres grávidas cadastradas no cadastro único.

O município informa ainda que não há outros casos, nem suspeitos, mas entra em estado de atenção. Abaixo os postos onde acontece a vacinação de segunda a sexta de 7 às 16 horas.

Estação Criança – Centro
PSF São Caetano
PSF Morro Grande
PSF Parque Industrial

Fonte: Ascom