Carla Machado empossa novos profissionais da Saúde

Atual administração convocou 450 aprovados em concursos realizados em 2015

Foto: Paulo Pinheiro

Um total de 450 profissionais foram convocados pela atual gestão em concursos públicos realizados em 2015, em São João da Barra, para as áreas da Saúde e da Educação, encerrados respectivamente em março e junho desse ano. Nesta quinta-feira, 11, a prefeita Carla Machado deu posse aos 64 últimos aprovados para a Saúde, que passam a integrar o quadro de estatutários do município.

As convocações, a partir de 2017, vêm acontecendo de forma crescente nos dois setores. Especificamente na Saúde, naquele ano, o primeiro da atual gestão e com o município ainda envolto em uma grave crise financeira, foram 54. Em 2018, o número de concursados convocados foi de 69, saltando para 107 em 2019, já na reta final da validade do concurso.

A prefeita Carla Machado ressalta que, do total de convocados, 80 foram para área médica, passando a dotar a rede municipal de especialidades que até então não existiam, como radiologia, neurocirurgia, nefrologia, cirurgia pediátrica, cirurgia geral. Em outras especialidades, houve a expansão e descentralização do atendimento.

Foto: Paulo Pinheiro

Em um comparativo com o período de vigência do concurso na gestão anterior, entre junho de 2015 até o final de 2016, a prefeita chama a atenção para a diferença nos números. “Até eu assumir em 2017, foram apenas oito convocações na Saúde. Além de absorver os profissionais aprovados dentro do número de vagas do Edital, criamos 125 novas vagas, que foram ocupadas de forma gradativa e de acordo com as necessidades”, ressaltou a prefeita.

Formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), a enfermeira do Trabalho Jahina Moura Vidal, 29 anos, é uma das que passam a integrar a equipe da saúde do município a partir da convocação. “Em tempos de desemprego em alta no país, passar em um concurso público é fundamental. Entro comprometida em proporcionar um serviço de qualidade ao município”, disse.

Também participaram da cerimônia e posse o secretário de Saúde, José Antônio Fonseca, a secretária em exercício de Administração, Carla Maia, o coordenador de Enfermagem, Pedro Bastos, e a assessora da Secretaria de Administração, Alessandra Santos.

Fonte: Secom – SJB

Foto: Paulo Pinheiro

 

Comente