Evento, que prossegue nesse domingo, reúne diversas corporações musicais, que buscam classificação para o Campeonato Nacional

Foto: Divulgação

O Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas do Rio de Janeiro foi aberto oficialmente na tarde de sábado, 21, na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, em São João da Barra, e prossegue neste domingo, a partir das 10h. O vice-prefeito Alexandre Rosa representou a prefeita Carla Machado. A centenária Banda União dos Operários fez a abertura e realizou uma exposição sobre os 125 anos de sua história e da Banda Municipal de São João da Barra, que fez o encerramento com apresentação de diversas canções.

No primeiro dia de apresentação sagraram-se campeãs COMUDI (Vila do Itapemirim-ES), nas categorias Banda de Percussão Sinfônica Sênior e Banda Marcial Sênior; COMUR (Cardoso Moreira-RJ) e OMEGA (Duque de Caxias-RJ), na categoria Banda de Percussão Marcial Juvenil; COMNIFE (São Pedro de Aldeia-RJ) e COMFA (Silva Jardim-RJ), na categoria Banda de Percussão Sinfônica Sênior; Glória Russim (Volta Redonda-RJ), Fanfarra Simples Tradicional Juvenil; COMUFE (Campos-RJ), Fanfarra Simples Tradicional Sênior.

neste domingo, 22 participam representantes de Campos dos Goytacazes, Barra do Piraí, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Iguaba Grande, Valença, Carapebus, Vitória, Itaperuna, Macaé e São João da Barra.

O Campeonato Estadual, realizado numa parceria entre a Prefeitura de São João da Barra, Conselho Municipal da Juventude de São João da Barra e Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ), avaliará as bandas e selecionará as melhores para o Campeonato Nacional de Fanfarras e Bandas, nos dias 9 e 10 de dezembro, em Aracajú.

“Esse campeonato está sendo importante para estimular a criação de bandas e fanfarras; promover o intercâmbio entre os integrantes; incentivar as corporações musicais e o aprimoramento de métodos e técnicas artísticas, bem como contribuir para o desenvolvimento do espírito de corporação, autodisciplina e civismo, necessários à formação integral do cidadão”, explanou o vice-prefeito Alexandre Rosa.

O secretário da FFABERJ, Max Andrey Barbosa dos Santos, que ocupa também as funções de presidente da Câmara Técnica de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro e da Federação de Fanfarras e Bandas de Minas Gerais, ressaltou que a competição, além de valorizar e fortalecer a cultura das fanfarras e bandas, é uma maneira de adquirir o índice de pontuação para o Campeonato Nacional e desenvolver trabalho socioeducativo, retirando a criança da rua e oportunizando o aprendizado da musicalização e da parte da linha de frente (composta de pelotão nacional, corpo coreográfico, baliza masculino e feminino e regente mor).

O evento contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira, e dos representantes do Conselho Municipal da Juventude de São João da Barra – presidente, João Filiphe Amaral e o vice-presidente, Fabiano Tavares. Vereadores, secretários municipais e pessoas da comunidade também estiveram presentes.

Fonte: Secom – SJB