Evento contou apresentações de alunos da EJA da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa

Foto: Elder Amaral

A prefeita Carla Machado prestigiou na segunda-feira, 16, o 2º Ciclo do Café Literário, realizado no Centro Cultural Narcisa Amália e que contou com apresentações de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola municipal Domingos Fernandes da Costa.

Os educandos apresentaram durante o evento, Intitulado “O DOFEC clama por paz”, uma variedade de trabalhos pedagógicos que retratou um momento atual, quando a sociedade está envolvida em conflitos de guerra. Para Glaubia Sena, estudante da IX Fase-da EJA, “o Café Literário pode proporcionar um pouco mais de conhecimento e vontade de vencer essa ‘guerra’ que se vive nos dias atuais”.

Também houve apresentação do Coral Municipal, com participação de alunos da VIII e IX fases, declamações de poesias, dança da rosa de Hiroshima e outras trabalhando a linguagem corporal, jazz com a companhia de dança Associarths e música ao vivo com os cantores sanjoanenses Geverson Nascimento e Gilberto Júnior.

Foto: Elder Amaral

Os projetos foram embasados no tema anual trabalhado nas escolas: “Novos olhares, múltiplas linguagens”. “É motivador ver os alunos da EJA ocupar novos espaços com protagonismo através da educação, da leitura e escrita”, destacou o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno.

A coordenadora da EJA, Joyce Sena, destacou a total participação dos alunos. “Muito emocionada por perceber a concretização da aprendizagem, e o envolvimento de professores, direção de escola. Agradeço a parceria do secretário Daniel, que nos impulsiona a fazer sempre mais e melhor”, disse.

Sobre o evento, a prefeita, que estava acompanhada do Deputado André Lazaroni, mostrou-se orgulhosa pelos trabalhos apresentados. “É muito importante essa mostra de habilidades, onde acontecem a troca de conhecimentos e a discussão de um tema que aflige a todos nós, a violência. A gente só cresce através de discussões, e vocês estão no caminho”, frisou.

Café Literário– O projeto Café Literário prossegue nesta terça-feira, 17, nas escolas José Alves Barreto, em Mato Escuro, e Guilhermina Mendonça, em Bajuru. Na quarta-feira, 18, o projeto acontece na Amália Soares Barreto em Atafona. Em todas as escolas, o horário de apresentação será às 18h.

Fonte: Secom – SJB