fernando-antonioHistórias de São João da Barra

Fernando Antônio Lobato Borges

Breve histórico da Câmara Municipal de São João da Barra

 

Foto: Câmara Municipal de São João da Barra (1918) - Acervo João Pimentel

Foto: Câmara Municipal de São João da Barra (1918) – Acervo João Pimentel

O antigo edifício, onde atualmente está instalada à Prefeitura Municipal de São João da Barra, foi adquirido em 1894, da família Tinoco Sobrinho, pelo Coronel Teixeira, presidente da Câmara.
A partir de então passou a acomodar o erário municipal.

Em 1905, o Almanaque Laemmerth assim se referia:

“A Câmara Municipal funcionou até 1894 no pavimento superior do edifício da cadeia e por decência do Coronel Manuel José Nunes Teixeira, então presidente da Câmara fez aquisição do sólido e confortável edifício da rua do Mercado, com frente para o Paraíba, o qual depois de cuidadosamente reformado foi adaptado para o uso que tem.

No pavimento superior acha-se a Sala das Sessões da Câmara, com elegante mobília adequada para esse fim, tendo à cabeceira da cadeira presidencial um magnifico retrato do Marechal Floriano Peixoto. Procuradoria Municipal; Biblioteca Municipal com elevado número de volumes, entre os quais alguns valiosíssimos e mais outras dependências, no pavimento térreo está a Sala para as sessões do Júri, muito espaçosa e com mobília própria para esse fim; a sala de audiência do Juízo Municipal, a do delegado e do sub-delegado de polícia; do Juiz de Paz, a Sala da Aferição e mais outras dependências.”

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *