Atendimento acontece na sede situada na rua Benedito Gomes (antiga Coronel Cintra), nº, 4, Centro, das 8h às 17 h

Foto: Marcos Pirralho

Na Semana Nacional do Consumidor, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em São João da Barra, promove até sexta-feira, 15, em sua sede, na rua Benedito Gomes (antiga Coronel Cintra), nº, 4, Centro, das 8h às 17 h, um ciclo de orientações ao consumidor com diversas dicas relacionadas a compras e pagamentos com cartões de crédito, serviços de internet, telefonian e outros.

– O Dia do Consumidor foi criado para reforçar a proteção e garantia dos seus direitos, assim como fazer com que as empresas e lojas entendam que têm o compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores. A meta do Procon/SJB é estar presente na vida das pessoas”, ressaltou o coordenador Leandro Ferreira.

Nesta quinta-feira, 14, o enfoque será a suspensão de serviços de telefonia, internet e TV por motivo de viagem ou férias; e, na sexta-feira, 15, a abordagem será sobre os meios de provas para lesão a direitos.

A ação teve início na segunda-feira, 11, com dicas sobre cartão de crédito, dentre elas, que o envio do cartão, ainda que bloqueado, sem pedido prévio e expresso do consumidor, caracteriza prática comercial abusiva. Já nesta terça-feira, 12, o enfoque foi sobre os serviços de banda larga, explicando que a operadora não pode cobrar pelas horas e frações acima de 30 minutos, em que o serviço não foi prestado. Sendo assim, a empresa deve reduzir da assinatura o valor correspondente ao serviço não prestado. Na quarta-feira, 13, foi abordada a questão da exigência de pagamento mínimo em cartão de crédito ou débito.

– Estamos abertos a questionamentos sobre os diversos tipos de serviços prestados, e as dicas desta semana, em especial, visam dar um direcionamento a serviços específicos, que, em sua maioria, são as principais reclamações no Procon – disse Leandro Ferreira, acrescentando a necessidade do consumidor buscar os seus direitos.

Em 2018 o órgão promoveu mais de 1.000 atendimentos e, nos primeiros meses deste ano, já são contabilizados 220 atendimentos. De acordo com a Coordenação do Procon, no dia 15 será divulgado o relatório anual de atendimento com a relação nominal de todas as empresas reclamadas na instituição, com a finalidade de as empresas adotarem meios para minimizar os problemas relacionados a consumo ou prestação de serviço junto aos consumidores sanjoanenses.

O Procon também disponibiliza os seguintes canais de comunicação: telefone: (22) 2741-8297 e 2741-8312 e e-mail [email protected].

Fonte: Secom – SJB