Evento prossegue neste sábado, reunindo trabalhos de estudantes do segundo segmento da rede municipal

Foto: Elder Amaral

Com a temática “Ciência para a redução das desigualdades”, foi aberta nesta sexta-feira, 19, a VII Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação (Femucti) de São João da Barra, que prossegue até sábado, 20, das 9h às 12h30. O evento, direcionado aos alunos da rede municipal e a comunidade em geral, reúne mostra de trabalhos científicos, desenvolvidos por alunos do 2º segmento.

Na abertura, o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, elogiou os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, futuros talentos no campo científico, e externou sua gratidão aos parceiros como o IFF, Uenf, à subsecretária Denise Gomes, à equipe da Educação e às demais secretarias municipais.

“O sucesso deste evento é baseado em uma ação conjunta, em especial, o trabalho brilhante e a dedicação dos professores que entendem a aprendizagem como algo além da sala de aula, que se enraíza na prática”, disse.

A exposição contou com 11 estandes de escolas, além dos das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente/Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação; Inea e Uenf.

Foto: Elder Amaral

Alunos do segundo segmento apresentaram trabalhos embasados no tema sobre desigualdade social, entre eles: Fake news na área de Saúde e Jardim Sensorial; Pesca artesanal: uma proposta para a manutenção da atividade na comunidade de Atafona; Criação de peixes em tanques de paletes; Preparação de material didático para deficiente visual; Reaproveitamento de alimentos; Adequação do transporte público; Biodiesel, entre outros.

O programa Novo Mais Educação mostrou para o público presente os trabalhos que são desenvolvidos na escola, como capoeira, dança, arte circense, Muay Thai e exposição de trabalhos artesanais.

A Femucti é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Neste sábado, 20, é aguardada a presença da colaboradora da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Rio de Janeiro (Fecti), Sônia Camanho, que selecionará três trabalhos para participar da XII edição do evento, organizado pela Fundação Cecierj, que acontecerá nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, no Cefet/Campus Maracanã.

Fonte: Secom – SJB

Foto: Elder Amaral