Foto: Gustavo Rotstein

Foto: Gustavo Rotstein

O duelo entre Flamengo e Vasco, pela semifinal da Taça Guanabara, já tem local definido para acontecer. A partida, marcada para o sábado de carnaval, dia 25, às 18h30 (horário de Brasília), será realizada no Estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Por ser realizado fora do estado do Rio de Janeiro, o jogo poderá contar com divisão de torcidas – metade do espaço para cada uma. A informação foi divulgada pelo Twitter oficial da Ferj.

A escolha do novo palco, porém, não evitou polêmicas. A prefeitura da cidade não foi avisada da decisão da Ferj. Além disso, o Flamengo afirma ter sido contra a decisão, por questões de segurança, apesar da federação garantir ter a anuência de ambos os clubes. Outras quatro praças foram analisadas para a partida. Além de Brasília, de preferência do Flamengo, e Manaus, favorita dos vascaínos, os estádios do Pacaembu e do Mineirão estavam na lista.

Confira, em tópicos, os detalhes da definição da ida do clássico para a cidade mineira:

– Juiz de Fora fica a pouco mais de 180 km do Rio de Janeiro. O percurso dura cerca de 2h40 pela rodovia BR-040.

– O Estádio Municipal Radialista Mário Helênio fica localizado em bairro afastado do centro e tem capacidade para cerca de 30 mil pessoas. Foi palco de um clássico entre Flamengo e Botafogo em 2016, além de uma das semifinais e da final da Primeira Liga.

– A prefeitura local não foi consultada pela Ferj, que afirmou, através de entrevista do presidente Rubens Lopes à Rádio Tupi, ter recebido a anuência dos dois clubes envolvidos apesar das preocupações de ambos com a segurança e com o estado do gramado.

– O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, porém, afirma ser contra a realização do jogo na cidade. O clube teme conflitos entre torcedores na estrada.

– O Vasco concordou co Juiz de Fora, mas preferia levar o jogo para Manaus – a oferta seria de R$500 mil mais passagem e acomodação. Segundo fontes internas do Cruzmaltino, o Flamengo discordou por acreditar ter “azar” na Arena da Amazônia.

– O Tupi, time da cidade, tinha jogo marcado para as 16h do mesmo dia contra a URT, pelo Campeonato Mineiro. A Federação Mineira de Futebol, no entanto, publicou alteração do horário para 11h. A prefeitura, novamente, não foi consultada.

– A maioria dos eventos carnavalescos de Juiz de Fora acontecem uma semana antes em relação aos do Rio de Janeiro, o que poderia colaborar para as operações da Polícia Militar. Há, no entanto, um evento tradicional na região central marcado para o dia 25. Outro complicador: normalmente, nesta época, o efetivo da PM juiz-forana é deslocada para outras cidades próximas.
– A federação analisou outras quatro praças para a partida. Além de Brasília, de preferência do Flamengo, e Manaus, favorita dos vascaínos, os estádios do Pacaembu e do Mineirão estavam na lista da Ferj.

Fonte: G1