Prefeitura e Porto do Açu Operações reúnem estudantes para debater importância da marca pessoal

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A importância da marca pessoal nas redes sociais foi o tema central do ciclo de palestras “Navegando para o Futuro”, que reuniu na tarde desta sexta-feira, 29, no Cine Teatro São João, cerca de 100 jovens estudantes da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa (Dofec), Escola Estadual Alberto Torres (Ceat), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Faetec. O evento foi realizado pela Porto do Açu Operações em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, por meio dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. O objetivo é mostrar aos alunos as oportunidades oferecidas pelo complexo portuário e ajudar a prepará-los para a inserção no mercado de trabalho.

As palestras foram ministradas por dois profissionais do Porto do Açu: o especialista jurídico João Geminiani e o supervisor de Segurança Patrimonial Eduardo Bruno. Eles falaram sobre uso adequado das redes sociais e a importância do cuidado com os conteúdos divulgados. Um tema que já despertava o interesse do estudante Fábio Figueiredo, 16, do 9º ano da Dofec. Ele pretende cursar Tecnologia da Informação. “Sempre tive esse cuidado com as redes sociais, mas hoje aqui aprendi muito mais sobre isso, sobre a responsabilidade, as consequências daquilo que publicamos”, disse Fábio, que sonha em no futuro trabalhar no Porto do Açu.

O ciclo de palestras é umas das iniciativas que integra a parceria entre as empresas que atuam no complexo. o poder público municipal e a Porto do Açu Operações, que otimiza os processos de contratação do complexo por meio do Programa Rede de Empregabilidade do Porto do Açu. A Rede também promove workshops e visitas ao Porto, dentre outras ações.

— Estamos sempre promovendo essa proximidade com os estudantes. É uma excelente oportunidade de conhecer e participar de um programa voltado para jovens profissionais que almejam uma colocação no mercado. E nós, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, estamos à disposição para, dentro de nossa esfera de atribuições, fornecer as informações necessárias e contribuir para a empregabilidade local — afirmou o superintendente de Trabalho e Renda, Filipe Estefan, ressaltando a importância das políticas desenvolvidas pela Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação (Comtrate).

No ciclo de palestras, além do debate sobre marca pessoal nas redes sociais, houve bate-papo entre os estudantes e estagiários, jovens aprendizes e assistentes da Porto do Açu Operações e das empresas GNA, Ferroport e NOV. Atualmente há 140 jovens talentos da região atuando no complexo portuário.

— A nossa intenção foi mostrar que o Porto do Açu está de portas abertas para estes novos talentos e reafirmar o nosso compromisso com a formação profissional dos jovens locais. Foi uma oportunidade de apresentar o empreendimento, compartilhar as experiências de sucesso dos nossos profissionais e estimular possíveis talentos da região – afirmou o gerente geral de Recursos Humanos da Porto do Açu Operações, Thiago Corrêa.

Novas vagas – O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcelino Souza, informou durante o evento que a partir desta segunda-feira, 2, estarão abertas inscrições para jovem aprendiz no Complexo Portuário, para estudantes do ensino médio de 18 a 24 anos. Há também vagas para estágio também para jovens de 18 a 24 anos que estamos cursando o ensino superior. As inscrições podem ser feitas pelo Sistema Automizado de Gestão de Empregabilidade (Sage) e pessoalmente na sede da Secretaria (BR-356, antiga Caixa Econômica).

Para trabalhar no Porto do Açu, os candidatos devem realizar cadastro de currículo através do www.vagas.com/rede-de-empregabilidade ou www.prefeiturasjb.wixsite.com/vagas.