23 contêineres foram transportados do Porto do Rio para o Açu via comboio marítimo

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O Porto do Açu realizou seu primeiro serviço de cabotagem no último dia 15. A operação, em parceria com a Companhia de Navegação Norsul, foi feita na modalidade “feeder short distance” e transportou 23 contêineres da empresa TechnipFMC do Porto do Rio para o Açu, em São João da Barra (RJ), via comboio marítimo. A viagem completa contará com contêineres de rochas ornamentais saindo do Açu para o Porto do Rio, conectando com os serviços de exportação para América Latina e Estados Unidos.

Firmada em abril deste ano, a parceria entre o empreendimento portuário e a empresa de logística marítima estabelecerá uma conexão integrada, eficiente e segura entre as empresas do Norte Fluminense, Espírito Santo e Minas Gerais, com o mundo, através do Terminal Multicargas do Porto do Açu (T-MULT).

Esta primeira carga que chegou ao Açu por comboio marítimo, ficará armazenada no T-MULT e será entregue de acordo com a necessidade do cliente, em sua base localizada no próprio porto.

“O novo serviço também possibilita a conexão eficiente das empresas exportadoras com navios de longo curso que saem regularmente do Rio para todo o mundo. Esta nova solução evidencia o potencial do Açu para se tornar um hub portuário. Para os clientes é uma ótima solução, pois temos o diferencial de sermos um porto sem fila de espera e privado, onde as operações podem ser feitas de forma customizada”, explica o diretor de Terminais e Logística da Porto do Açu Operações, João Braz.

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O serviço tem capacidade de transporte de até 350 unidades por trecho (Rio x Açu e Açu x Rio), com saídas quinzenais regulares, atendendo às demandas regionais e também às rotas de longo curso. A expectativa é de que a utilização de comboios oceânicos reduza os custos logísticos e o tráfego rodoviário, trazendo maior previsibilidade e segurança, além de valor sustentável, uma vez que acarretará numa real redução das emissões de carbono no meio ambiente na ordem de 22 pct, sendo que as emissões restantes serão neutralizadas pelo Programa Carbono Neutro da Norsul.

Em apoio ao transporte marítimo, o Açu ainda oferece serviços integrados de movimentação, desova, armazenagem, estufagem e transporte rodoviário porta aporta, de acordo com a demanda do cliente.

Hoje, o Terminal Multicargas do Porto do Açu movimenta coque, carvão, bauxita, gipsita, ferro gusa, carga geral e de projetos, além de ter autorização para operar outros graneis sólidos e veículos. Recentemente foi finalizada a ampliação do pátio de estocagem com a montagem de galpões lonados para armazenar fertilizantes.

Sobre o T-MULT
Com atividades iniciadas no Porto do Açu em 2016, o Terminal Multicargas do Porto do Açu opera 24 horas, 7 dias por semana. Desde o início de sua inauguração até junho de 2020, já soma 2,4 milhões de toneladas movimentadas e crescimento constante médio de 64% por ano. O portfólio cresce significativamente a cada ano: em 2019 foram operados 9 tipos de produtos para 26 clientes diferentes.

Com 182 mil m² de área alfandegada, o T-MULT tem 14,5 metros de profundidade e capacidade para receber embarcações com calado de até 13,1 metros, como os navios tipo Panamax. O terminal ainda conta com 500 metros de cais, sendo 340 metros operacionais.
Sobre a Companhia de Navegação Norsul
A Companhia de Navegação Norsul é uma empresa líder da navegação privada no Brasil, atuante há 57 anos. Especializada na logística marítima, na carga a granel, unitizada, de projeto, na cabotagem e no longo curso, controla 27 embarcações com capacidade de transporte de 540.000 toneladas.

Sobre a TechnipFMC

A TechnipFMC é um líder global na indústria de energia, entregando projetos, produtos, tecnologias e serviços. No Brasil, suas atividades incluem desenvolvimento de engenharia de ponta, gerenciamento de projeto, design, fabricação (sistemas submarinos, tubos flexíveis e rígidos), instalação, serviços, além de contar com bases logísticas e embarcações especializadas.

Uma das pioneiras no Porto do Açu, a companhia mantém no local uma Spoolbase para projetos que envolvem a construção de linhas rígidas e uma fábrica para produção de tubos flexíveis.

Fonte: Ascom