O Reisado das Pastorinhas anima Celebração de Natal em SJB

Apresentação foi na noite de domingo, no Palco Oficial, na Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto

Foto: Divulgação

Tradição na programação da Celebração de Natal, em São João da Barra. O espetáculo “O Reisado das Pastorinhas – Uma opereta popular” foi apresentado, no domingo, 22, no Palco Oficial montado na Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto – Antiga Casa de Câmara e Cadeia. Na sequencia o concerto com a Banda União dos Operários.

A montagem com concepção de Silvano Mota e Gilwagner Miranda faz alusão a nomes que fizeram parte da história do Reisado no município como Mariquinha Salva e Ucha Moreira. A manifestação cultural sanjoanense faz parte da tradição oral e se perpetua na cidade até os dias atuais.

Com 23 atores, seis músicos e direção musical de Antonio Carlos, a opereta, em três atos, contou a história do nascimento de Jesus. Cantada pelas pastorinhas e personagens como o Anjo, a Noite, Lua Branca. Na apresentação a Profetiza e a Jardineira anunciam a chegada do Messias e a Carpideira e a Saloia vêm pedir a bênção ao Menino Jesus.

A atriz Ana Pavão, que interpreta a Lua Branca, parabeniza a Prefeitura pela realização do espetáculo. “O Reisado tem um significado muito importante para mim, minha mãe participou da opereta na época de ‘Dona’ Ucha. Ele é tema da minha monografia, e para mim é emocionante seguir essa tradição tão importante em nosso município”, contou a atriz.

Foto: Divulgação

De acordo com Silvano Motta, a novidade este ano foi a participação de novos atores na montagem e a visita do cortejo em algumas casas no dia de Reis, 6 de janeiro.  O evento foi uma parceria da Multiplural Produções com o grupo Sonho, Amor e Fantasia e realização da Prefeitura de São João da Barra.

Em seguida o concerto com a Banda União dos Operários, em frente à Igreja Matriz São João Batista, encantou o público com a apresentação de clássicos, temas natalinos e canções populares, apresentadas por 28 músicos  sob o comando do maestro Joel Rosa. O concerto também é uma tradição nos festejos natalinos na cidade.

“Essa reunião das famílias na praça é muito bonita. Nossa cidade é um celeiro de músicos e essas apresentações incentivam ainda mais os jovens a se interessar em participar da banda”, contou o músico Mazinho.  A Celebração de Natal contou também com a Caravana Natalina em Atafona,com muitas brincadeiras e o Papai Noel.

Nesta segunda-feira, 23 tem mais Caravana Natalina em Barcelos, na Praça Nossa Senhora da Conceição, e 20h30, o Espetáculo Musical “Luz do Mundo” , no Cine Teatro São João, na sede do município. A realização é da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Cultura e de Turismo, Esporte e Lazer, em parceria com instituições culturais e religiosas.

 

Comente