Números apontam para crescimento da empregabilidade em SJB

Superintendência de Trabalho e Renda tem papel fundamental no processo de admissão, principalmente nas empresas instaladas no complexo portuário do Açu

Fonte: Divulgação

A Superintendência de Trabalho e Renda de São João da Barra – vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico – contabiliza números positivos quanto à empregabilidade. De maio a julho deste ano o crescimento foi de 10,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em três meses 451 pessoas foram contratadas. Ferramentas são usadas para alavancar os índices. Só pelo WhatsApp Business foram quase cinco mil acessos.

As campanhas, com oferta de vagas das empresas instaladas no município, também contribuem para os resultados. Outros canais para o cadastro são o link www.prefeiturasjb.wixsite.com/vagas e o sistema presencial, no Balcão de Oportunidades, na Avenida Rotary, 783, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

“Desde o inicio dessa gestão, a prefeita Carla Machado busca aumentar o acesso dos sanjoanenses às vagas de emprego no complexo portuário do Açu, principalmente com o fortalecimento do Balcão de Oportunidades e políticas de empregabilidade junto às empresas que aportaram no município”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcelino Souza.

O secretário destaca, ainda, outros dados que chamam a atenção para as campanhas criadas pela pasta, elaboradas para divulgar vagas de emprego. Nos últimos três meses, 17.122 pessoas se inscreveram nas 11 campanhas realizadas. Das 451 contratadas, 64% são sanjoanenses. Mais 156 estão em processo de admissão.

O subsecretário Luciano Barreto, que ocupou interinamente a Superintendência neste período, explica que nas campanhas cada número corresponde a uma empresa diferente. “Elas solicitam divulgação das suas vagas e aceitam os currículos inscritos. As 11 campanhas totalizaram 65 profissões de diferentes especialidades”, conta.

Para quem busca uma oportunidade e optar pela utilização do aplicativo, via WhatsApp Business, ele funciona através do número fixo (22) 2741-8122, com suporte e inteligência artificial, que tem respostas automáticas e supervisão da equipe da Secretaria. Ainda, visando aumentar o número de contratação de sanjoanenses, a Superintendência realiza palestras de incentivo comportamental para melhorar e evitar as exclusões de entrevistados sanjoanenses nas empresas.

Números – Das 17.122 inscrições contabilizadas, entre maio e junho deste ano, 13.683 ainda não tiveram seus currículos analisados pelas empresas solicitantes; 4.292 selecionados pelas empresas e estão em fase de contratação; 126 inscritos não atenderam aos chamados para entrevista e 1.116 inscritos estavam fora do perfil solicitado.

Fonte: Secom – SJB

 

Comente