Nível do Paraíba do Sul mantém dentro da normalidade em SJB

Defesa Civil segue monitorando o rio Paraíba do Sul em SJB

Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil Municipal em São João da Barra segue atenta à elevação do nível do Rio Paraíba do Sul, que na tarde desta terça-feira, 23, atingiu 5,65 metros. Um trabalho preventivo, que inclui a vistoria de diques do Viana e São João e de comportas, e monitoramento de locais de possível acúmulo de água, como o Pontal de Atafona, também vem sendo realizado. A situação, porém, é considerada sob controle.

O coordenador municipal de Defesa Civil, Marco Antônio Ribeiro, explica que a elevação do nível se deve ao grande volume de água que o Paraíba recebeu de seu afluente, o Rio Muriaé, mas ainda está longe da cota de transbordo em São João da Barra, que é de 8 metros.

–  A medição de 5,65 metros aconteceu no pico de maré, com tendência baixar, até mesmo pela diminuição do volume do Muriaé. Com a maré baixa, a medição foi de 5,40 metros pela manhã desta segunda-feira – diz.

Quanto aos diques, a vistoria é considerada importante, de acordo com o coordenador, para observar se existe algum tipo de erosão, principalmente depois da intensa chuva de segunda-feira, que foi de 35 milímetros em apenas uma hora.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, que engloba a Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, se mantém atenta a toda situação para adotar medidas emergenciais se houver necessidade.  O atendimento a emergências é feito pelos telefones 199, 2741-8370 e, no atendimento 24h, no 2741-1190.

Fonte: Secom

 

Comente