Nos últimos sete dias, o Porto do Açu recebeu 49 embarcações

Foto: Parahybano

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Pelo menos três navios da Libéria já atracaram no Porto do Açu desde a sua inauguração. Desta vez, o navio Mount Sinai (IMO: 9311440, MMSI: 636017235) chegou ao Porto do Açu no último sábado, dia 20 e seguiu no início da tarde desta terça-feira, 23 de maio. O Sinai é um navio graneleiro construído em 2006 e atualmente navegando sob bandeira da Libéria. O Sinai tem 280 metros de comprimento e 45 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 88490.

O grande empreendimento de São João da Barra, o Complexo Portuário do Açu, em 2016, recebeu cerca de mil embarcações. Este número é quatro vezes maior do que o registrado em 2015. Mas, o crescimento continua em 2017, quando o empreendimento recebeu 224 embarcações somente nos dois primeiros meses do ano (janeiro e fevereiro). Entre as embarcações que passaram pelos terminais estão capesizes, suezmax, PSV e plataformas, além de comboios formados por rebocadores e barcaças, entre outros.

Navios da Grécia, Libéria, Panamá, Hong Kong, Filipinas, entre inúmeros outros, já chegaram ao porto para embarque de minério de ferro desde sua a inauguração no dia 22 de outubro de 2014, onde recebeu o primeiro navio que foi o KEY LIGHT (IMO: 9490129, MMSI: 357152000), sendo um navio Graneleiro construído em 2012 e atualmente navegando sob bandeira da Panamá. O KEY LIGHT tem 229 metros de comprimento e 32 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 43656 toneladas.

Outro navio da Libéria

Foto:: Parahybano

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No último dia 24 de outubro de 2015, atracou no Terminal 1 (T1), do Complexo Portuário do Açu, o quinquagésimo segundo navio, o AQUAFAITH (IMO: 9120968, MMSI: 636016974), que é um navio bulk carrier construído em 1997 e atualmente navegando sob bandeira da Libéria. O AQUAFAITH tem 283 metros de comprimento e 45 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 85315 toneladas. O navio seguiu com destino ao Oriente Médio.

Navio da Libéria, com quase 300 metros, atraca pela segunda vez no Porto do Açu

Pela segunda vez no Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra, o navio E.R. Bavaria (IMO: 9519066 , MMSI : 636091796), atracou no Terminal 1 (T1 – offshore) no último dia 18 de outubro de 2016 e seguiu para o Oriente Médio na tarde do dia 20. A embarcação do tipo Graneleiro é registada na Libéria, onde tem um peso morto de 178838 toneladas e foi construída em 2010. A tonelagem bruta é de 93.186.

Foto: Parahybano

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A primeira vez que o navio Bavaria chegou ao Porto foi no dia 11 de agosto de 2016, quando ficou atracado simultaneamente no T1. Ao seu lado estava o navio CHAMPIONSHIP (IMO: 9403516, MMSI: 636017231) que chegou um dia antes, é um navio graneleiro construído em 2011 e atualmente navegando sob bandeira da Libéria. O CHAMPIONSHIP tem 292 metros de comprimento e 45 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 93196.

Primeiro navio que atracou no Porto do Açu

O primeiro navio a atracar no T1, no dia 22 de outubro de 2014, foi o KEY LIGHT (IMO: 9490129, MMSI: 357152000), que é um navio graneleiro construído em 2012 e atualmente navegando sob bandeira da Panamá. O KEY LIGHT tem 229 metros de comprimento e 32 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 43656 toneladas.

O quinquagésimo navio a atracar no Porto do Açu foi o INA(IMO: 9252498, MMSI: 215512000) que é um navio bulk carrier construído em 2003 e atualmente navegando sob bandeira da Malta atracou no T1 e na tarde do último dia 21 de outubro de 2015, seguiu para o Oriente Médio. O INA tem 289 metros de comprimento e 45 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 88702 toneladas.

Já o quinquagésimo primeiro, foi o navio FRIENDSHIP (IMO: 9424766, MMSI: 565358000) é um navio de produtos petrolíferos. Construído em 2007, atualmente navegando sob bandeira da Singapore. O FRIENDSHIP tem 100 metros de comprimento e 18 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 4081 toneladas.

Centésimo navio

O navio de número 100 atracou no último dia 27 de abril de 2014 no Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra e seguiu para o Oriente Médio. O navio graneleiro Nord Dorado, construído em 2010 tem 250 metros de comprimento com 43 metros de boca, já foi atracado no armazém 38 operado pela Caramuru em 12/10/2013, em sua primeira escala em Santos. Procedente de Gibraltar, fundeou dia 12/07/2013, atracando somente em 04/10/2013 por volta da 20h. Suspendeu dia 13/10/2013 por volta das 10h com destino a Amsterdã (Países Baixos).

Dois navios atracam simultaneamente

Foto: Parahybano

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No último dia 06 de outubro de 2015, dois navios atracaram simultaneamente no Terminal 1, chamado de T1, do Complexo Portuário do Açu.

O navio VOGERUNNER (IMO: 9475301, MMSI: 229105000) é um navio bulk carrier construído em 2008 e atualmente navegando sob bandeira da Malta. O VOGERUNNER tem 280 metros de comprimento e 45 metros de boca, seguiu com destino ao Oriente Médio na tarde da terça-feira, 06. A sua tonelagem bruta é 89603.  Já o navio ALPHA MILLENNIUM (IMO: 9212058, MMSI: 249655000) é do tipo Graneleiro registado em Malta e seguiu com destino ao Oriente Médio.

Terminais

O T1 é dedicado a movimentação de minério de ferro e petróleo, com berços construídos em 3 km de cais e que podem receber navios com calado de até 24 metros. Em operação desde outubro de 2014, o terminal já recebeu mais de 30 navios de minério de ferro para a Anglo American. As empresas possuem uma joint venture (chamada de Ferroport), que é formada 50% por cada companhia.

O T-OIL, que começa a operar em agosto de 2016, tem capacidade para movimentar 1,2 milhão de barris por dia e poderá receber navios Suezmax e VLCCs.Recentemente, a empresa assinou contrato para transbordo de petróleo com a BG por 20 anos, com volume médio de 200 mil barris por dia. O T1 também conta com projeto de armazenamento de petróleo e outros serviços de petróleo em terra.

O T2 é um terminal no entorno de um canal para navegação com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e até 14,5 metros de profundidade. A Technip, NOV e Wartsila já estão operando suas unidades no T2. O Terminal Multicargas (T-MULT) iniciou sua operação em julho com a movimentação de bauxita para a Votorantim. A Edison Chouest Offshore (ECO), que está construindo no Porto do Açu a maior base de apoio offshore do mundo, já assinou contrato com a Petrobras para a operação de 6 berços no seu terminal. Além disso, a BP e a Prumo criaram uma joint venture (formada 50% por cada empresa) para a comercialização de combustível marítimo aos navios que trafegam no porto.

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