Entrega dos 221 certificados ocorreu quarta-feira, 07, no Grussaí Praia Clube

Foto: Divulgação

O Programa de Qualificação Profissional, desenvolvido em uma parceria entre a Gás Natural Açu (GNA), Prefeitura de São João da Barra, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), concluiu mais uma etapa com a certificação de 221 formandos dos cursos de Carpinteiro de Obras, Soldador Eletrodo Revestido, Pedreiro de Alvenaria, Montador de Andaime, Eletricista de Obras, Movimentação de Carga e Soldador TIG, na quarta-feira, 07, no Grussaí Praia Clube.

A previsão é que, até o final do ano, mais 113 alunos estejam concluindo os cursos de Montador de Equipamentos Mecânicos, Eletricista de Força e Controle e Eletricista Industrial, totalizando 334 qualificados nessas etapas. O objetivo é capacitar moradores locais para o mercado de trabalho. Dos 221 formandos, 154 já estão trabalhando nas obras da UTE GNA I e do Terminal GNL, incluindo todas as alunas da turma feminina de Soldador.

– Todos os qualificados estão de parabéns por acreditarem na capacidade própria e pela persistência em concluírem os cursos. Desde 2017 retomamos parcerias de qualificação profissional visando a geração de emprego para o sanjoanense. É gratificante participar desse processo, em que 70% dos formandos estão empregados-, disse a prefeita Carla Machado, que participou da solenidade e agradeceu o comprometimento das empresas parceiras.

A representante do Setor de Recursos Humanos da GNA, Angela Serpa, disse ter muito orgulho do Programa de Qualificação e reafirmou o compromisso da GNA em qualificar e contratar pessoas da região do empreendimento. “Nosso objetivo sempre foi capacitar as pessoas para que aproveitem melhor as oportunidades de trabalho que estão surgindo na região”.

Foto: Divulgação

A cerimônia de formatura contou com as presenças do diretor de implantação da GNA, Carlos Baldi; de Sustentabilidade da GNA, Vicente Habib; da gerente regional da Firjan, Ivana Licurgo. Da Firjan/Senai/ Campos, estiveram o técnico de Educação, Joel Marcelino da Silva, e a gerente Operacional, Eliane Azevedo.

A subsecretária de Educação e Cultura, Denise Machado, representou o secretário da pasta, Daniel Damasceno. Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, participaram o secretário Marcelino Souza, e o subsecretário Luciano Barreto, além dos superintendentes de Trabalho e Renda, Felipe Estefan, e de Comércio Serviço e Empreendedorismo, Osvaldo Barreto.

Incentivo à empregabilidade – Entre as várias ações desenvolvidas pela Prefeitura de São João da Barra visando aumentar as chances de emprego para os moradores do município, está a Lei que concede às empresas a diminuição da alíquota do imposto pago pela prestação de serviços, caso alcance um percentual de contratação de profissionais de São João da Barra. Atualmente esse percentual aumentou e a isenção só é disponibilizada para as empresas que tem mais de 40% de sanjoanenses nos seus quadros.

Nos últimos três meses foram 550 sanjoanenses empregados no complexo portuário do Açu. E as mulheres também estão incluídas nesse quantitativo, mostrando a sua capacidade ao ocupar, a cada dia, um número cada vez maior de vagas.

Desempregada há dois anos, a carreteira sanjoanense, Tânia Cristina Luz, 50 anos, residente na sede do município, foi uma das formandas do curso de Eletrodo Revestido. “Nunca é tarde para recomeçar. Perdi o emprego no Porto do Rio de Janeiro e votei para São João da Barra. Me capacitei e conquistei uma vaga de emprego na Andrade Gutierrez, que atua no Complexo Portuário do Açu. Estou muito feliz por ter tido a oportunidade que a Prefeitura, a GNA e o Senai me proporcionaram”, relatou.

Fonte: Secom – SJB