13321770_10209498985655620_2163670328084548800_n

Foto: Divulgação

O artista sanjoanense João Antônio Gaiato assumiu nesta segundo-feira, 06, a direção do Cine Teatro São João, segundo informações da coordenadora de Cultura, Jurema Vieira.

O espaço estava sem coordenador há meses e agora o funcionário público João irá cuidar do espaço público que no próximo dia 22 de junho completará 110 anos.

O Cine Teatro São João já teve coordenadores como Fernando Antônio Lobato Borges, Wilson de Oliveira, Gilwagner Miranda e o diretor de eventos Silvano Motta.

HISTÓRICO

A história do teatro em São João da Barra remonta os tempos da pequena ermida de São João Batista quando os padres ensaiavam com as crianças da vila, ainda nos séculos XVII, XVIII, Autos Religiosos a fim de melhor ensinar os evangelhos e um rebanho de iletrados.
Mas é no século XIX que a arte vai intensificar-se oferecendo ao público sanjoanense uma gama de espetáculos que iam dos religiosos aos satíricos, dos dramas circenses aos folclóricos espetáculos de folias, reisados, congadas e outras espécies de artes interpretativas, quer com artistas locais ou de companhias itinerantes chegadas por nosso porto.
Tão intensa era a arte cênica em nossa cidade que no início no século XX um grupo de entusiastas liderados pelo Cel. Cintra, à frente da Sociedade Beneficente dos Artistas que havia sido fundada em 1892, dá início às obras de construção de um “soberbo e confortável” teatro inaugurado em 1906 com a denominação de Teatro São João.
Com a difusão do cinema, primeiro mudo, depois falado, o prédio passa então comportar mais esta forma de arte, funcionando com assiduidade em sessão de cinema e espetáculos teatrais nas várias fases dos diversos grupos.
Até a década de 80 do século XX, nosso espaço abrigou inúmeros espetáculos de dança, música, teatro e cinema. Mas com o progresso do cotidiano e o descaso pela cultura, nosso templo de artes cênicas fecha suas portas num período de declínio.
Surge então o Grupo Teatro “Nós da rua”, em 2004, como um movimento político-cultural que visava pacificamente protestar contra o descaso do poder público com a arte Goethe e João Caetano. No alvorecer do século XXI, esse grupo de amantes das artes cênicas reúne-se e resolve fazer teatro na rua.
No ano de 2005, o velho e abandonado Cine Teatro é adquirido pela Prefeitura, e logo após, restaurando e agora, devolvido à comunidade para que os sanjoanenses possam expressar a sua arte e oferecer aos visitantes cultura e diversão.
O Cine Teatro São João, sala de visitas da terra de Narcisa Amália, totalmente restaurado em seu estilo clássico, sendo dotado de mobiliário de época, aliado a tecnologia de um possante sistema de luz e som, oferece ainda 200 confortáveis poltronas, acústica perfeita, além de “toiletes” modernas e adequadas aos portadores de necessidades especiais.
Como função social, trabalhamos cinema através de exibição de documentários, filmes consagrados e de difícil acesso à população. Sempre arrecadamos na entrada 01kg de alimento, onde é revertido para a Secretaria de Ação Social que posteriormente é revertido para famílias carentes. Referente a apresentações artísticas (música, dança e teatro), geralmente são com os grupos de nossa própria cidade ou região. Disponibilizamos para estes todo o equipamento de som e luz juntamente com um supervisor técnico, limpeza completa do teatro, mídia em jornal, televisão e rádio local.
Nosso espaço não se adequa a grandes e caros espetáculos é próprio para a prata da casa, na dança, na música, na poesia, na pintura e no teatro. Nosso espaço é múltiplo e democrático.