IFF abre inscrições para Processo Seletivo e Vestibular 2021 – 1° Semestre

Foto: Divulgação

O Instituto Federal Fluminense (IFF) divulgou os editais de seleções para ingresso em Cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos de Graduação 2021 – 1º Semestre. Devido à pandemia da Covid-19, estas seleções continuarão com formas diferenciadas de ingresso – conforme ocorreu no Processo Seletivo e no Vestibular 2020 – 2° Semestre – aprovadas por unanimidade no Conselho Superior, órgão máximo do Instituto, na reunião do dia 18 de março, conforme a Resolução N° 9/2021, após estudos realizados e apreciados na Câmara de Ensino e no Colégio de Dirigentes do IFF.

A seleção e a classificação dos candidatos do Processo Seletivo para Cursos Técnicos serão realizadas por meio de um sorteio público eletrônico, auditado e transparente, transmitido ao vivo pelo canal IFFTube. Já o Concurso Vestibular utilizará a nota dos últimos três anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso, cabendo ao candidato escolher o ano a ser considerado – 2018 ou 2019 ou 2020.

“A Instituição optou por manter essas formas de ingresso, tendo em vista que a situação de pandemia do novo coronavírus não foi substancialmente alterada. Na verdade, estamos vivendo um novo e mais severo pico da doença e, por isso, consideramos mais seguro, prudente, transparente, democrático e inclusivo manter os modos de ingresso como ocorreram para o 2.º semestre de 2020, fazendo tudo de forma remota, online“, avalia o diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFFluminense, Marcelo Sarmento.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 3.402 vagas em diversos cursos dos campi do IFFluminense, para o 1° semestre letivo de 2021. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online, no Portal de Seleções ou diretamente no Portal de Inscrições:

• A partir de 25 de março para o Processo Seletivo;

• A partir do dia 30 de março para o Vestibular;

• E se encerram, em ambos os casos, às 22h do dia 12 de abril.

Marcelo Sarmento explica que houve necessidade de as datas de início das inscrições serem diferentes. No caso do Vestibular, os candidatos utilizam a nota do Enem dos últimos três anos, e a nota de 2020 está prevista para ser divulgada no dia 29 de março. “Então, a inscrição começa um dia depois da previsão de publicação da nota do último Enem, para que todos os candidatos ao Vestibular possam se inscrever de forma adequada, correta, já tendo sua nota. E com relação ao Processo seletivo, cuja inscrição começa dia 25, como já tínhamos o encaminhamento nesse sentido, optamos por iniciar antes, para que os candidatos tenham esse prazo, e não aguardar até dia 30”.

 Para esclarecer quaisquer dúvidas, o candidato poderá encaminhar e-mail para atendimentoaocandidato@iff.edu.br ou para a Comissão de Processo Seletivo do campus ofertante do curso pretendido, conforme especificado no Art. 10 do Edital do Processo Seletivo e no Art. 9° do Edital do Vestibular. Também foi disponibilizada uma página com os contatos de whatsapp de cada campus para esclarecer dúvidas e/ou fornecer informações complementares. Na página estão disponíveis também os dias e horários de atendimento em cada unidade. Acesse AQUI.

Fonte: Ascom IFF

Leia também: Inscrições abertas para o Processo Seletivo de Cursos Técnicos do IFF SJB

 

Comente