Idoso de SJB precisa de doação de sangue com urgência

Foto: Divulgação

O morador de São João da Barra, Esmeraldo da Silva Motta, de 82 anos, está precisando de doadores de sangue com urgência. O idoso está internado na Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazes e irá passar por uma cirurgia cardíaca.

Quem for doar é só chegar no Hemocentro e informar o nome completo de Esmeraldo.

Quem pode doar

De acordo com informações do Hemocentro, pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto.

Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

A doação de sangue, ainda segundo o Hemocentro, deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

O Hemocentro funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado, que fica situado na rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju, em Campos dos Goytacazes, e fornece bolsas de sangue para um total de 25 instituições hospitalares, sendo nove em Campos e mais 16 unidades hospitalares em 14 municípios.

 

Comente