Homem baleado em SJB precisa de doação de sangue com urgência

Foto: Divulgação

O morador de Barcelos, Thiago Vilaça Primo, de 36 anos, está necessitando de doação de sangue com urgência. Ele foi alvejado a tiros por volta das 15h do último domingo, 3, às margens da BR 356, em Cajueiro, distrito de São João da Barra.

Segundo familiares, um ônibus da empresa Ouro Negro sairá da terceira praça (Roças Velhas) nesta sexta-feira (15), a partir das 6h30 da manhã. Caso o doador seja de outra localidade e queira ajudar, basta comparecer ao Hemocentro do Hospital Ferreira Machado, em Campos, e doar o sangue em nome de Thiago Vilaça Primo, que está internado na Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra aguardando as doações para realização de uma cirurgia na perna onde foi atingido por um tiro.

Thiago estava às margens da rodovia quando um homem em uma motocicleta chegou e anunciou o assalto. Durante a tentativa de homicídio, vários disparos de arma de fogo foram efetuados e um deles atingiu a perna de Thiago. O bandido fugiu em seguida levando com cordão e um aparelho telefônico celular.

Buscas foram realizadas, mas o assaltante não foi encontrado.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.

Quem pode doar

De acordo com informações do Hemocentro, pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto.

Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

A doação de sangue, ainda segundo o Hemocentro, deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

O Hemocentro funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado, que fica situado na rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju, em Campos dos Goytacazes, e fornece bolsas de sangue para um total de 25 instituições hospitalares, sendo nove em Campos e mais 16 unidades hospitalares em 14 municípios.

Leia também: Queda na doação de sangue devido à pandemia preocupa hemocentros

Homem baleado durante assalto em SJB

 

Comente