Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, destaca que em 2020 a campanha do Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – visa alertar os jovens sobre táticas de manipulação da indústria, além dos agravantes do tabagismo frente ao novo coronavírus. No Brasil, em virtude da pandemia, o Ministério da Saúde optou por trabalhar a nova temática,  “Tabaco e a Covid-19”.

A  coordenadora do Programa, Edilamar Leitão Caldas, explica que, pelo tabagismo ser um dos fatores de risco da doença, a campanha deste ano é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre seus efeitos nocivos e mortais, da exposição ao fumo passivo e para desencorajar o uso do tabaco de qualquer forma.

“O tabagismo também é considerado uma pandemia pela Organização Mundial de de Saúde, com oito milhões de mortes por ano em todo mundo e um dos fatores de de risco para a Covid-19, com possível comprometimento da capacidade pulmonar. Sendo assim, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença”, salientou.

Devido à pandemia e respeitando decreto municipal, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo não está podendo realizar o primeiro atendimento para novos usuários. “Nossa orientação é que os interessados procurarem a ESF mais próxima de sua residência, informando o interesse no Programa. Assim que for possível vamos atendendo as solicitações para iniciar o tratamento”, explicou a coordenadora.

Assim que a unidade de saúde entrar em contato o atendimento é agilizado. O programa também conta com parcerias com outros profissionais da área da saúde, para atendimento de pacientes que se encontram internados na Santa Casa de São João da Barra e no Centro de Combate ao Coronavírus, quando o tratamento é solicitado. Os usuários que estão em tratamento assíduo, continuam recebendo seus medicamentos  de acordo com todas as orientações de prevenção ao coronavírus.

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Adotada desde 1988 pelos estados-membros da OMS, a data visa aumentar a conscientização sobre o grave problema de saúde pública que a epidemia do tabaco representa e a necessidade urgente de implementar e fortalecer medidas de controle do tabagismo.

Fonte: Secom