Assista (AQUI) aos vídeos do filhote de baleia

Foto: Marcos Machado – Parahybano

Um filhote de baleia jubarte fêmea da espécie Megaptera novaeangliae foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira, 15, na praia de Atafona, distrito de São João da Barra.

De acordo com o biólogo, Marcos Machado, o animal parece ser bastante novo pois ainda tem o cordão umbilical. Pesa em média de 800kg e tem cerca de 4 metros. A morte deve ter acontecido a pouco tempo.

– A causa da morte pode ter sido ocasionada por afogamento, pois os animais quando são filhotes não tem facilidade de subir para respirar. As mães ajudam nesse trajeto. O mamífero não apresentava marcas de agressão, o que poderia ter sido ocasionada por alguma embarcação -, disse o biólogo.

A veterinária da empresa, Lais Conti, e o auxiliar técnico, Eduardo Alves, chegaram a São João da Barra no final da manhã para a realização da necropsia. Foi constatada que a morte do filhote já havia ocorrida entre cinco e seis dias, provavelmente em alto-mar. Fragmentos foram recolhidos para análise com o objetivo de identificar a causa da morte.

Foto: Parahybano

Após a necropsia, o corpo de mamífero, foi orientado pelo Programa de Monitoramento de Praia das Bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES), que é executado pelo CTA – Serviços em Meio Ambiente em contrato firmado com a Petrobras para atendimento a condicionante da Licença Ambiental, expedida pelo IBAMA, que a carcaça fosse enterrada na areia da praia, acima a linha de maré com auxílio de uma máquina retroescavadeira. O trabalho foi coordenado pela Secretaria de SEMASP.

A área de monitoramento do programa abrange o litoral dos municípios de Conceição da Barra/ES a Saquarema/RJ, totalizando 750 km, aproximadamente. As atividades do Programa, incluem os serviços de monitoramento, resgate, atendimento veterinário para reabilitação, soltura e necropsia de aves, tartarugas e mamíferos marinhos.

Caso encontre um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, acione a Central de Emergências da Petrobras através dos números 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ).

Foto: Marcos Machado – Parahybano

Leia também: Corpo de baleia encontrado na praia do Açu, em SJB