Assista ao vídeo (AQUI)

Foto: Divulgação

A Diocese de Campos juntamente com a Irmandade de Nossa Senhora da Penha e Prefeitura Municipal de São João da Barra está nos preparativos para a Consagração do Município de São João da Barra no próximo dia 11 de outubro. No ano passado a Prefeita Carla Machado sancionou uma lei que determina a consagração a Padroeira do Brasil do município o ultimo banhado pelo Rio Paraíba do Sul onde a imagem foi encontrada no Estado do São Paulo. A cerimônia estava marcada para o dia 20 de maio, mas com a Pandemia foi adiada.

Dom Roberto Francisco destaca a consagração como um sinal de esperança depositada na Virgem de Aparecida e pedindo pelo fim da Pandemia. Neste ano a imagem peregrina do Santuário Nacional esta visitando as paróquias, comunidades religiosas, escolas e hospitais no território diocesano. A imagem chegou a Campos no dia 23/08 no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

– A visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a consagração do município de São João da Barra é um sinal de esperança. Ela com sua presença materna traz o vinho da alegria e da consolação especialmente com os mestres sala e servidores nos ensina a trabalhar no desapego, na gratuidade e vem nos mostrar como nas águas do Paraíba que o resultado da pesca e da superação desta Pandemia vai depender da confiança em Deus e a intercessão de Nossa Senhora, mas certamente o empenho amoroso de colaborar e estar com as redes preparadas da misericórdia,de uma igreja em saída e em favor dos mais pobres e contamos com essa presença que vem nos animar , acalentar, mas vem nos impulsionar que diante dessa crise sanitária saiamos melhores, santificados e decididos a gerar uma sociedade saudável, sustentável e inclusiva. – revela Dom Roberto Francisco.

A lei municipal foi aprovada na Câmara Municipal. A cidade é a ultima banhada pelo Rio Paraíba do Sul e a foz no Pontal de Atafona. Aluízio destaca que a consagração a Padroeira do Brasil vem somar as tradições da cultura da cidade e por ser a ultima a receber as águas do Paraíba do Sul onde a imagem foi encontrada.

– Para a comunidade católica de São João da Barra é um orgulho ter nosso município consagrado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Nosso pedido é sempre para que Nossa Senhora interceda por nós junto a Jesus Cristo e proteja o nosso povo. – Carla Machado, prefeita de São João da Barra

O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco destaca a importância da cidade de São João da Barra ser consagrada a Padroeira do Brasil e da tradição religiosa com igrejas históricas e centenárias. Na Diocese de Campos outras cidades já foram consagradas mantendo a tradição das cidades serem dedicadas a Nossa Senhora Aparecida.

Programação será aberta com a entrega da imagem na sede da Prefeitura Municipal e Dom Roberto Francisco dará a benção aos quatro cantos do município e segue em carreata até o Santuário de Nossa Senhora da Penha em Atafona para a celebração da Missa que será concelebrada pelo Bispo de Administração Apostólica São João Maria Vianey, Dom Fernando Rifan e participação dos sacerdotes do município.

– Embora seja forte em São João da Barra a devoção a Nossa Senhora da Penha, recebemos com alegria a Consagração do nosso município a Nossa Senhora Aparecida, pois foram nas águas do nosso Rio Paraíba do Sul que em 1717 a Virgem Maria dignou-se aparecer aos pescadores. A realização deste ato onde é a Foz do Paraíba, só reforça o compromisso do povo e da Igreja com a preservação da vida e o respeito a nossa casa comum, mas além disso, ultrapassando a nossa visão em relação ao cuidado e ao respeito com a nossa casa comum e com o meio ambiente, respeitando a cima de tudo a vida que é dom de Deus, a consagração reaviva em nós a fé, o amor e a devoção a Nossa Senhora que nas bodas de Caná nos pede para fazermos o que Jesus nos disser e Cristo nos pede em seu evangelho que cuidemos uns dos outros, portanto, com Nossa Senhora Aparecida, escutemos Cristo que nos chama a esse cuidado com a casa e com os irmãos, afinal, somos todos, a grande família de Deus e temos em Nossa Senhora, a mãe de amor e misericórdia que sempre nos aponta a Cristo que é caminho, verdade e vida! – declarou  Adyvan Pedra, da Irmandade de Nossa Senhora da Penha.

Fonte: Diocese de Campos