Foto: Aline Carvalho

Iniciando nossa conversa, gostaria que você fizesse uma auto-avaliação da sua alimentação durante a quarentena. Você consegue perceber se come por fome ou é apenas ‘vontade de comer’?

Fome e vontade de comer não são a mesma coisa. A fome é um mecanismo fisiológico que nos impulsiona a ingestão de um alimento para manter nosso organismo funcionando de forma saudável, e uma vez saciados paramos de comer. Já a vontade de comer está relacionada ao desejo de comer e repetir as porções de um alimento específico que traga prazer imediato, aconchego e segurança.

Durante a quarentena, o desconforto emocional decorrente da falta de controle diante dos eventos da vida, das inúmeras mudanças forçadas e situações de sofrimento, temos buscado o alívio das tensões no que está mais acessível, sendo o comer uma estratégia de rápida solução, que gera uma sensação agradável e nos acalma diante das frustrações, do estresse, da solidão, do medo e da tristeza que tem se apresentado de forma mais intensa nesse cenário da pandemia.

Fiquem atentos, pois buscar suprir necessidades emocionais na alimentação pode acarretar consequências na saúde física e mental, e ainda evoluir para um transtorno alimentar. O contrário também pode ocorrer, ou seja, pessoas que já apresentem algum transtorno (por exemplo: bulimia, depressão e ansiedade generalizada), podem intensificar esse comer emocional nesse período. Sendo assim, se você observa que existe um sofrimento na sua relação com a alimentação, procure ajuda de um profissional de saúde mental, psiquiatra e psicólogo, e de um nutricionista.

Abaixo listarei algumas dicas para lidar com o comer emocional nesse período:

1- Mantenha uma rotina alimentar saudável
2- Planeje o preparo dos alimentos
3- Compre alimentos saudáveis, evite ter guloseimas em casa
4- Quando exagerar, tenha autocompaixão e recomece sem culpa
5- Fale sobre suas emoções e sentimentos com alguém que confie
6- Substitua o comer emocional por alguma atividade prazerosa para você
7- Seja flexível com você e busque o equilíbrio em suas ações diárias

Leia também: Desenvolvendo resiliência no enfrentamento dos dias atuais

A importância da gratidão no enfrentamento das adversidades

Desenvolver uma atitude otimista diante da vida favorece o bem-estar

A importância da gratidão no enfrentamento das adversidades

Saúde mental em tempos de Covid-19