Centro de Acompanhamento e Reabilitação Pós Covid-19 em SJB

Foto: Divulgação

Pessoas recuperadas do coronavírus em São João da Barra têm à disposição o Centro de Acompanhamento e Reabilitação Pós Covid-19, em funcionamento desde a última segunda-feira, 26, no espaço físico do Centro de Convivência Amadeu Chácar Filho. A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é auxiliar no tratamento de sequelas físicas e psicológicas, a partir de atendimento e acompanhamento médico (clínico geral e especialidades), psicológico e fisioterapêutico. São João da Barra é a segunda cidade do Estado do Rio de Janeiro a implantar um centro de reabilitação.

Tendo em mãos uma relação de todas as pessoas que contraíram a Covid-19, uma equipe formada por acadêmicos de medicina realiza a triagem junto a cada um deles via contato telefônico para identificar a necessidade de atendimento. Mesmo ainda não contactada, quem venceu a doença, com o exame em mãos, pode comparecer ao Centro para ter acesso aos serviços.

No Centro de Acompanhamento e Reabilitação, o atendimento acontece três vezes por semana (segunda, quarta e sexta) com psicólogos, fisioterapia motora e respiratória – com todos os equipamentos necessários – e atendimento médico com clínico geral, pneumologista e infectologista.

A partir do atendimento médico, pacientes com doenças crônicas que tiveram Covid-19 e apresentarem agravamento dessas doenças serão acompanhados com prioridade pelas equipes da Secretaria de Saúde.

De acordo com o último boletim divulgado pelo Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, o município tem 988 pessoas recuperadas da doença, em um total de 1.229 casos confirmados.

Além do trabalho para identificar pessoas com o vírus, com a realização de testes rápidos, atuação das barreiras sanitárias e serviço da Central de Atendimento do Coronavírus, o município possui toda uma estrutura para tratar dos pacientes, com o Centro de Triagem, para casos menos graves, e o Hospital de Campanha Covid-19, com leitos de UTI, leitos de estabilização de alta complexidade e leitos clínicos.

Fonte: Secom

 

1 Comentário

  1. Tive COVID. Sou funcionária do município. Não estou tendo como me tratar pós COVID. Precisando de ajuda.

    Reply

Comente