Carnaval em São João da Barra com intensa programação

Animação tem início na quinta-feira, com apresentação da bateria da Acadêmicos da Grande Rio, e prossegue até terça-feira

Bloco - Sede (22)Começa oficialmente na próxima sexta-feira, 13, o carnaval de São João da Barra. A prefeitura preparou uma vasta programação para os foliões em todos os distritos do município. Shows musicais, desfiles de escolas de samba, blocos, bois pintadinhos e concursos culturais integram a melhor festa de Momo do interior do Estado do Rio de Janeiro até terça-feira, 17. Uma grande estrutura está sendo montada para receber milhares de turistas. A expectativa é que a média de público deste ano supere a de 2014, quando a Avenida do Samba recebeu público de mil pessoas em cada uma das noites de carnaval.

A folia deste ano volta a contar com atrações nacionais em sua programação. Apesar da abertura oficial estar marcada para a sexta-feira, 13, o primeiro show será realizado na quinta, 12, com a apresentação da bateria da Acadêmicos da Grande Rio, a partir das 21h, na Sede. Neste mesmo dia, serão conhecidos o Rei Momo, a Rainha e a Musa do Carnaval. Na sexta, além da abertura oficial que acontece às 20h30 com a Bandinha Pica Pau, Zeca do Trombone se apresenta no Palco Oficial à meia-noite.

No sábado, 14, Dom Américo e Banda arrastam uma multidão na Avenida do Samba também a partir da meia-noite. Já no domingo, 15, Elymar Santos se apresenta às 2h e vive mais uma vez a emoção de estar presente no Carnaval de São João da Barra. Na segunda-feira, 16, a banda Araketu se apresenta no Palco Oficial às 2h. E o pagode tradicional do grupo Bom Gosto encerra a folia na terça-feira, a partir da meia-noite. Outra novidade deste ano é a volta dos shows no período da tarde na cidade de São João da Barra. Durante todos os dias da folia, bandas locais vão se apresentar no Palco Oficial a partir das 15h.

“Estamos atendendo ao pedido do prefeito Neco para que as atrações começam mais cedo e que nosso carnaval de rua seja resgatado”, reiterou o secretário de Turismo, Jorge Ribeiro.

Desfiles de escolas de samba e blocos de abadás também estão incluídos na programação. No domingo, as principais atrações são os desfiles das escolas de samba, Chinês e Congos na Avenida do Samba. Às 22h, o Chinês entra na avenida para animar os foliões. A partir de meia-noite, quem fará a festa será o Congos. Na segunda-feira, 16, à noite, Os Indianos se apresentam às 22h. Em seguida, às 23h30, será a vez da Unidos da Chatuba desfilar para os foliões. Na terça-feira, Congos volta à avenida a partir das 22h.

No sábado, vários blocos vão se apresentar na Avenida do Samba, com destaque para o Bloco dos Mascarados, que vai desfilar a partir das 18h. Mello Folia, Jiripoca e Abalou também vão desfilar no segundo dia da Festa de Momo. Em Barcelos, o destaque da noite será a Escola de Samba Trinca de Ouro, animando o carnaval da localidade às 22h. No Açu, o agito fica por conta da Banda TB-6, que vai tocar seus sucessos no trio elétrico à meia-noite.

No domingo, as crianças também terão a oportunidade de se divertir no Bloco da Mulekada a partir das 18h30. Em Atafona, o destaque é o bloco Borracha Fraca, que começa às 18h e percorre as principais ruas do balneário. Já em Grussaí, o Boneco Batoré faz a alegria dos foliões às 15h. Na praia do Açu, a Bandinha São João se apresenta no palco oficial às 23h.

O Concurso de Máscaras e Dominós na Avenida do Samba abre a segunda-feira de Carnaval. Logo depois, entram na Avenida os tradicionais blocos Kebretes e Tilangos, Rubro- Negro e Raiz. Após os desfiles das escolas de samba o Tô Ki tô se apresenta carregando uma multidão. No Açu, o destaque do dia é o tradicional bloco das Piranhas, que arrasta milhares de foliões. O início está marcado para as 17h. No último dia de folia, para encerrar o Carnaval, a banda TB-6 começa a tocar seus sucessos no trio elétrico a partir das 3h, na sede do município.

“Espero que todos aproveitem a folia e brinquem muito o carnaval, com muita responsabilidade e alegria. Que sejam cinco dias de paz e festa para os sanjoanenses e milhares de turistas que estarão aqui” declarou o prefeito José Amaro de Souza Neco.

Assistidos pelo CAPS terão bloco na rua

Antes da abertura oficial do Carnaval de São João da Barra, quem colocará seu bloco na rua pela primeira será a secretaria de Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na quinta-feira que antecede os dias de folia. De acordo com a psicóloga e coordenadora da saúde mental no município sanjoanense, Elizabeth Senra,os preparativos estão a todo vapor.

— Já fizemos confraternizações de Carnaval no CAPS, mas este ano será a primeira vez que o bloco vai para rua. Estão todos muito empolgados com a novidade — disse a coordenadora.

O “Mania de Carnaval”, nome escolhido para o bloco, vai desfilar em Atafona, onde fica a sede do CAPS,às 15h30. Na rua, a folia terá a animação de um trio elétrico e a caminhada será do Centro de Atenção Psicossocial até a Praça do Meireles. Além dos abadás que já estão ficando prontos, os assistidos pelo CAPS estão aproveitando as oficinas para confecção de suas fantasias. “Cabe ressaltar que por meio das atividades comuns à vida diária, os assistidos participam de oficinas de arte e artesanato, realizam bingo que auxilia no desenvolvimento intelectual e agora mantém um bazar que também permite aprender sobre dinheiro, troco, etc. Tudo isso para alcançar a maior missão do CAPS, que é a reintegração à vida social”, concluiu a secretária de Saúde, Denise Esteves.

Fonte: Secom-SJB

 

Comente