Seleção aconteceu após primeira colocação na Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto: Parahybano

Ainda em comemoração pelo primeiro lugar na XIII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), no último fim de semana, no Rio de Janeiro, os “jovens cientistas” de São João da Barra, estarão novamente de mala pronta, em 2020.  Eles vão apresentar na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), em São Paulo, a versão inovadora e sustentável de fabricação e utilização de biodiesel como combustível alternativo; projeto que vem acumulando prêmios em 2019.

O projeto dos estudantes Herick Alexandre Neves Gonçalves, Kaio Barcelos Ribeiro Primo, Lauany de Abreu Barreiro e Lucas do Espírito Santo Tavares foi selecionado para a Febrace, que acontece na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 16 e 20 de março. No município o grupo selecionado cursa ensino médio no Colégio Estadual Admardo Alves Torres e no IFF/SJB, e são egressos da Escola Municipal Amaro de Souza Paes — polo do projeto no município —, em Grussaí.

Em novembro deste ano, os alunos do programa de pré-iniciação científica Jovens Talentos, de São João da Barra, também conquistaram o 3º lugar na XIX Jornada Jovens Talentos para a Ciência, em Macaé. O evento reuniu alunos e orientadores de toda a região Norte Fluminense e, ainda, comemorou os 20 anos do projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj).

A proposta que acumula prêmios busca alternativas para substituição do óleo diesel em motores, já que este provém do petróleo, fonte limitada e com previsão de esgotamento futuro, através do biodiesel como combustível alternativo, contribuindo com a sustentabilidade.

O programa Jovens Talentos é destinado a estudantes do ensino médio público que tenham interesse e potencial para atuar em atividades de pesquisa em ciência e tecnologia, estimulando a formação científica e identificando vocações. As atividades são desenvolvidas nos laboratórios das instituições científicas conveniadas, como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos dos Goytacazes, sob a orientação de pesquisadores, com atividades teóricas e práticas.