Equipes percorreram a orla e distritos para conscientizar a população sobre a necessidade de evitar aglomerações para conter a pandemia

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São João da Barra, em ação conjunta com o Ministério Público Estadual, Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, percorreu a orla e distritos do município neste sábado, 4, para fiscalizar o cumprimento das medidas que constam nos decretos municipais, em especial, o de Situação de Emergência em Saúde Pública e no reconhecimento de Calamidade Pública pelo Governo Federal, a fim de conter o avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus.

O objetivo principal da ação foi de conscientizar as pessoas sobre a importância de ficar em casa para evitar a propagação do vírus causador da Covid-19.

O promotor de Justiça Marcelo Lessa, da Promotoria Coletiva de Tutela Pública, participou da fiscalização junto com a secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés, da procuradora-geral do Município, Evelinne Azevedo, e do secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho. Com a presença de médicos, acadêmicos e equipes de Epidemiologia e Vigilância Sanitária e apoio da Guarda Civil Municipal, Postura e Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis), a Prefeitura reforçou o pedido à população para que cumpra as determinações previstas nos decretos.

Foto: Divulgação

Marcelo Lessa enfatizou a importância do cumprimento das medidas e as consequências para quem descumpri-las:

— É incrível que com todas as informações que são diariamente passadas à população ainda haja um grupo de pessoas que insiste em sair de casa sem necessidade. O objetivo desta operação é tirar as pessoas das praias e fazê-las retornarem para suas casas, de uma forma ou de outra. De preferência no consenso, mas se for necessário, infelizmente será com voz de prisão — disse o promotor, ressaltando que todas as medidas são tomadas com base no que diz a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Uma equipe percorreu o Pontal e toda a extensão da orla de Atafona a Iquipari, retornando pela Avenida Liberdade, em Grussaí, e centro da cidade.

Outra equipe esteve no 5° Distrito e flagrou uma festa particular no Açu, onde houve resistência à solicitação para que o evento não ocorresse, diante da aglomeração de pessoas. Com a recusa, a proprietária do imóvel foi conduzida pela Polícia Militar à 145ª DP.

– Infelizmente ainda constatamos que há resistência por parte de algumas pessoas que insistem em burlar a lei, o que não permitiremos, pois vamos continuar fiscalizando diariamente todo o município para que a Lei seja cumprida – ressaltou Campinho.