A importância da gratidão no enfrentamento das adversidades

Foto: Aline Carvalho

O exercício da gratidão possibilita uma transformação positiva na vida de quem a pratica e de quem a recebe. Pesquisas da Neurociência apontam que a gratidão fortalece o sistema imunológico emocional prevenindo o adoecimento psicológico, promovendo vitalidade, bem-estar físico e emocional. Ao vivenciar a gratidão, ocorre em nosso cérebro uma maior liberação de dopamina e o sistema de recompensa é ativado gerando sensação de prazer. A prática diária da gratidão auxilia no processo de regulação emocional, no desenvolvimento de emoções positivas, na resolução de problemas, favorece o relacionamento intra e interpessoal saudável e possibilita a construção de uma vida com mais qualidade.

Na atualidade, com a pandemia da Covid-19, o mundo vivencia uma situação de alta complexidade, onde a todo o momento são investigadas soluções para a problemática em diferentes contextos. Equipes de profissionais de saúde trabalham incansavelmente na linha de frente para salvar vidas, cientistas correm contra o tempo para busca de soluções enquanto muitos morrem e adoecem, pacientes doentes vivenciam dores físicas e psicológicas, familiares aguardam ansiosos a recuperação ou vivenciam a dor da perda de seus entes queridos, trabalhadores se expõem para manter funcionamento de serviços essenciais, há isolamento, distanciamento social e uma potencialização das vulnerabilidades psicossociais. Em contrapartida, ocorrem ações de auxílio e solidariedade com mais frequência, uma crescente mudança nos discursos vai favorecendo a construção de um processo de humanização nas relações e falar sobre as alterações emocionais virou pauta nas conversas diárias.

O mundo está se reconfigurando e colocar em prática as estratégias científicas é a chave para a criação de um melhor estilo de viver e se relacionar com o outro e com o meio ambiente. Uma dessas estratégias é o exercício diário da gratidão.

Então, agora quero saber:

– Você já agradeceu hoje?

Fontes de pesquisa:

Psicologia Positiva aplicada à Psicologia Clínica – Andréa Perez Correa e Andrea Rima (coord) – São Paulo: Leader, 2018Educação Emocional Positiva: saber lidar com as emoções é uma importante lição – Miriam Rodrigues – Nova Hamburgo; Sinopsys, 2015.

Janine Gaia Rangel
Psicóloga Clínica 05/34041
Arteterapeuta em Educação e Saúde
Facilitadora Licenciada no Programa de Educação Emocional Positiva
Pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental

Leia também: Efeitos psicológicos no período de combate ao coronavírus

Saúde mental em tempos de Covid-19

 

Comente